Ficha de Informações de Segurança de Combustíveis
Nome do Combustível: Biodiesel B5 Interior
Nome do Produto: Biodiesel B5 Interior
Fornecedor: Dislub Combustíveis Ltda
Av Portuária, S/N Porto de Suape - Suape - Ipojuca - PE
Telefone de Emergência: (081) 2123-3900 – Dislub Combustíveis.
PREPARADO
Tipo de Produto: Combustível
Natureza Química: Hidrocarbonetos
Sinônimo: Não disponível
2.1 Composição Química
Hidrocarbonetos Parafínicos; Hidrocarbonetos Naftênicos; Hidrocarbonetos Aromáticos: 10 – 40% (v/v), Enxofre, Compostos Nitrogenados e Compostos Oxigenados. Mistura de hidrocarbonetos e ésteres (metílicos ou etílicos). Óleo Diesel extraído de óleos vegetais – 2%.
PERIGOS MAIS IMPORTANTES
- Perigos Físico-Químicos: Líquido Inflamável
- Perigos Específicos: Líquido Inflamável
3.1 Perigos a Saúde
- Efeitos: Por inalação pode causar irritação das vias aéreas superiores, dor de cabeça, náuseas e tonteiras.
3.2 Perigos Físico-Químicos
- Incêndio: Material inflamável.
- Inalação: Vítimas de inalações dos vapores devem ser prontamente retiradas para ambiente arejado.
- Contato com a pele: Tire imediatamente a roupa contaminada e lave a pele com água em abundância, por pelo menos 20 minutos.
- Contato com os olhos: Lave-os com água durante vários minutos.
- Ingestão: Não provocar vômitos. Se a vítima estiver consciente lavar a sua boca com água limpa em abundância e faze-la ingerir água.
- RECORRA IMEDIATAMENTE À ASSISTÊNCIA MÉDICA, EM QUALQUER SITUAÇÃO.
- Meios de extinção apropriados: Espuma para hidrocarbonetos, pó químico e dióxido de carbono (CO2).
Perigos específicos: Os recipientes podem explodir com o calor do fogo. Há risco de explosão do vapor em ambientes fechados ou rede de esgotos.
- Métodos Especiais: Resfriar os tanques e containers que estiverem expostos ao fogo com água, assegurando que a água não espalhe o diesel para áreas maiores. Remover os recipientes da área de fogo, se isto puder ser feito sem risco. Assegurar que há um caminho para escape do fogo.
PRECAUÇÕES PESSOAIS
- Remoção de fontes de ignição: Eliminar todas as fontes de ignição, impedir centelhas, fagulhas, chamas e não fumar na área de risco. Isolar o vazamento de todas as fontes de ignição.
- Controle de poeira: Não se aplica (líquido).
- Prevenção de inalação e contato com a pele, mucosa e olhos: Usar botas, roupas e luvas impermeáveis, óculos de segurança para produtos químicos e proteção respiratória.
PRECAUÇÕES AMBIENTAIS
- Estancar o vazamento se isso puder ser feito sem risco. Não direcionar o material espalhado para quaisquer sistemas de drenagem pública. Evitar a possibilidade de contaminação de águas superficiais ou mananciais. Restringir o vazamento à menor área possível. O arraste com água deve levar em conta o tratamento posterior da água contaminada. Evitar fazer esse arraste.
- O produto recuperado deve ser armazenado em recipiente de emergência bem fechado e identificado. Absorver com terra ou outro material absorvente se possível. Não dispor em lixo comum. Entre em contato, com a maior brevidade, com o órgão ambiental local.
MANUSEIO
- Prevenção da exposição do trabalhador: Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar contato direto com o produto.
- Providenciar ventilação local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas antifaiscantes.
- Manipular respeitando as regras gerais de segurança e higiene industrial.
ARMAZENAMENTO
- O local de armazenamento deve ter o piso impermeável, isento de materiais combustíveis e com dique de contenção para reter o produto em caso de vazamento.
- Estocar em local adequado com bacia de contenção para reter o produto, em caso de vazamento, com permeabilidade permitida pela norma vigente.
Estado físico: Líquido
Aspecto: Límpido e isento de impurezas
Cor: Conforme Legislação
Faixa de destilação: 100 - 400 ºC (101,325 kPa)
Temperatura de decomposição: 400 ºC
Ponto de Fulgor: min. 38°C
Massa Específica a 20 ºC: 820,0 - 880,0 kg.m-3
Solubilidade:
- Na água - Desprezível
- Em solventes orgânicos - Solúvel
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS
- Instabilidade: Estável sob condições normais de uso.
Materiais/Substâncias incompatíveis: Oxidantes
Produtos perigosos de decomposição: Hidrocarbonetos de menor e maior peso molecular e coque.
- Mobilidade: Moderadamente volátil
- Impacto Ambiental: Os vapores emitidos pela volatilização da mistura são prejudiciais ao meio ambiente.
- Ecotoxidade:
- Efeitos sobre os organismos aquáticos - Pode formar películas superficiais sobre a água. É moderadamente tóxico à vida aquática. Derramamentos podem causar mortalidade dos organismos aquáticos, prejudicar a vida selvagem, particularmente as aves. Pode transmitir qualidades indesejáveis à água afetando seu uso.
- Efeitos sobre os organismos do solo - Pode afetar o solo e, por percolação, degradar a qualidade da água do lençol freático.
REGULAMENTAÇÕES NACIONAIS
Vias Terrestres (Resolução 420/04 ANTT):
Número ONU: 1202
Nome apropriado para embarque: ÓLEO DIESEL
Classe de Risco: 3
Risco subsidiário: -
Número de Risco: 30
Grupo de Embalagem: III
Provisões especiais: 90
Quantidade Limitada por: Veículo - 1000 Kg
Embalagem Interna - 5 L
As informações contidas nesta FISC são julgadas necessárias para que o produto seja manuseado de maneira segura. Estas informações deverão servir de orientação ao usuário para que o produto seja sempre utilizado de maneira segura. Esta ficha não dispensa em caso algum o utilizador de conhecer e aplicar o conjunto de textos que regulamenta a sua atividade. E de sua inteira responsabilidade tomar precauções ligadas à utilização do produto que ele conhece. Ela não isenta também o utilizador de cumprir outras obrigações legais acerca do armazenamento e da utilização do produto, além das mencionadas, pelas quais ele é o único responsável.
Qualquer outro uso do produto é responsabilidade do usuário.
|